terça-feira, 16 de novembro de 2010

AMOP ENTREGA A SAMEK O 1º TITULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Diretor Presidente da Itaipu Binacional Jorge Samek recebendo o Titulo de Cidadão Honorário do Oeste das mãos do presidente da AMOP prefeito Junior Weiller (Jesuitas)

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, numa solenidade concorrida nesta sexta-feira (12), em Cascavel. Mais de 800 lideranças políticas e empresariais prestigiaram a homenagem prestada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A entidade reúne 51 cidades, que juntas têm 1,2 milhão de habitantes.
Autoridades paranaenses e de outros estados, como Rondônia, lotaram a Associação Atlética Comercial para prestigiar a primeira pessoa na história a receber essa honraria na região. A eleição foi no dia 13 de julho, por voto direto dos prefeitos do Oeste. A solenidade reuniu o governador do Paraná, Orlando Pessuti, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários.






A entrega da reverência foi marcada pela emoção nos discursos em reconhecimento ao trabalho prestado por Samek e sua equipe frente à Itaipu Binacional desde 2003. A comoção foi completada com a exibição de um vídeo com a sua trajetória na vida pública e depoimentos emocionados de amigos e familiares.
Pessuti destacou, em seu discurso, a seriedade do trabalho de Samek como vereador, secretário estadual e gestor público. “É um republicano, um defensor das liberdades democráticas, um amigo de longa data, um filho ilustre do Oeste do Paraná, que merecidamente recebe essa deferência”, afirmou o governador. O presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Júnior, reforçou que a escolha ocorre entre tantas pessoas dedicadas ao desenvolvimento regional. Para ele, a primeira edição do “prêmio” está em boas mãos. “Graças à sensibilidade do Samek, os projetos implantados pela usina em Foz do Iguaçu foram levados para os demais municípios da região. Queremos vê-lo continuando o trabalho pelo Oeste.”
Bastante emocionado, Jorge Samek agradeceu pela homenagem recebida e a compartilhou com os companheiros de caminhada da Itaipu Binacional. Ele também fez questão de dividir o título com a família, em particular com a mulher, Maria Olívia. “Não é um prêmio individual, é um reconhecimento coletivo”, ponderou. Durante seu discurso, ele reforçou que o Oeste é uma região ímpar no Paraná, graças à competência, ao mesmo tempo, da agricultura e da tecnologia, da cidade e do campo, dos pioneiros desbravadores e da juventude, das universidades e das industrias. “São tantas as conquistas desse povo trabalhador. Tudo isso é motivo de orgulho para a gente. Só tenho a agradecer, e só tem uma forma de retribuir: com mais trabalho.” A trajetória de Jorge Samek na vida pública foi destacada pelas autoridades no evento promovido pela AMOP. Lideranças ressaltaram o período do iguaçuense como chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura durante o governo José Richa; como secretário municipal de Abastecimento, em Curitiba; como vereador (quatro mandatos consecutivos; e diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. A usina mudou sua missão institucional em 2003, moder nizando a gestão e abrindo as portas da empresa para a comunidade. Antes a binacional tinha como compromisso a produção de energia e a proteção do meio ambiente. Hoje, zela por ações voltadas ao enfrentamento de problemas socioambientais da região, ao desenvolvimento tecnológico, ao fomento do turismo e à integração regional. São frutos dessa nova mentalidade projetos e programas como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Plataforma Itaipu de Energia Renováveis, o Cultivando Água Boa, bem como o centro de pesquisa, desenvolvimento e montagem de veículos elétricos. O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, disse que a direção de Samek abriu as portas da hidrelétrica para a comunidade de toda a região. “Cascavel, tão distante da usina, não tem royalties, mas tem a presença da Itaipu aqui, com parcerias em projetos de preservação de águas e estradas". Já o prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, afirmou que Samek “é uma pessoa dedicada e vocacionada ao desenvolvimento do Oeste do Paraná”. O empresário Pedro Muffato ressaltou que o “amigo” é uma pessoa extrovertida, sempre alegre, “de bem com a vida, exercendo a função com competência e alegria”. O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, enalteceu que o estilo da atual direção da usina “garantiu recursos e obras para a região”.
Varias autoridades presentes destacamos o ex vereador e deputado estadual eleito em 2010 ADELINO RIBEIRO e o presidente da ACAMOP  JULIO CEZAR
Presidente da ITAIPU Jorge Samek Cidadão Honorário do Oeste e o repórter Cesar Berger
Prefeito de Medianeira Elias Carrer, Governador do Paraná Orlando Pessuti e o prefeito de Toledo Scavinatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário