quinta-feira, 7 de julho de 2011

Índios da região enfrentam dificuldades com o inverno

Com a chegada de muita chuva e frio, as 25 famílias Avá Guaranis instaladas próximas a Base Náutica de Santa Helena estão tendo dificuldades principalmente com a falta de comida, agasalho e cobertores. Além disso, um pedido constante do vice-cacique Lino César é com a instalação de energia elétrica, água potável e banheiros.
Segundo o vice-cacique muitas famílias tomam água de uma lagoa próxima a aldeia e quando chove escorre muita sujeira, além das mulheres utilizarem para lavar roupas, calçados e tomarem banho.
Segundo Lino César, os pedidos já foram feitos na administração municipal, além de solicitações na Fundação Nacional do Índio - Funai e Fundação Nacional de Saúde - Funasa, mas por enquanto nenhuma resposta foi dada. Segundo o secretário de administração do município de Santa Helena Dilson Dill, a municipalidade não tem embasamento da lei para realizar obras em terras que são do Governo do Estado, por isso, o município não tem autorização do estado para instalar energia elétrica, nem encanamento de água e construção de banheiros. Mas segundo o responsável pela pasta, Santa Helena está ajudando os índios com cestas básicas, doações de lonas, atendimentos na saúde e doações de agasalhos. (Correio do Lago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário