quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MOÇÃO Nº 09/2011 – DE APLAUSO - IZIDORO ANTÔNIO BORDIN

                      
Vereadora Liria Carnetti (KIKA) entregando a Moção de Aplauso ao Sr Izidoro Bordin na sessão da Câmara


                     O Legislativo matelandiense na sessão ordinária do dia 15 de agosto de 2011, por iniciativa da vereadora LÍRIA PERINI CARNETTI, com apoio dos demais, externou MOÇÃO Nº 09/2011 – DE APLAUSO ao senhor IZIDORO ANTÔNIO BORDIN, em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo mesmo há mais de três décadas, na preservação e disseminação da cultura Italiana, não só em Matelândia, como em toda nossa região, através de seu envolvimento, em grupo de cantos italianos, através de programas de rádio, onde sempre buscou levar a todos, os costumes que vieram da Itália através dos imigrantes, grandes protagonistas no desenvolvimento de várias regiões de nosso país, mais especificamente aregião sul.
Nascido em 15/12/1933, em Tapejara – RS. Filho de Alberto Bordin e Amábile Boff Bordin. Chegou em Matelândia, em agosto de 1975, com a esposa e três filhos. Em 1977 foi convidado a fazer parte do coral da Igreja Nossa Senhora do Caravággio. Três anos mais tarde, em 1980 juntou-se ao senhor Valdir Bianchet e formou um grupo que cantaria e interpretaria somente músicas italianas, ao qual, por sugestão do senhor Bordin, foi dado o nome de “Grupo Vichini All Itália”. Cinco anos mais tarde, incentivados por amigos e familiares, diante da aceitação de seus cantos, o grupo gravou seu 1º CD e, mais uma vez, por iniciativa do senhor Bordin, começaram a fazer um programa de rádio junto à Rádio Matelândia. No ano seguinte (1986), juntaram-se algumas famílias de italianos e fundou- se a “Societá Culturalle Viccini All Itália”, que passou a realizar mensalmente um “filó”, onde todos se encontravam para relembrar, conversar, se distrair, tudo dentro da cultura italiana, e passaram a realizar também um jantar típico italiano, aberto à população, onde começaram a angariar fundos para manter a sociedade criada. O senhor Bordin assumiu a coordenação do grupo, o programa de rádio e também a presidência da Sociedade Italiana e dos filós e festas italianas em 1990. Em 1992 foi convidado a fazer parte da FAIRE – Federação das Sociedades Italianas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e fundou em nossa cidade, o grupo de danças “filhos desta terra”. Também faz parte da ASSODITA – Associaçãodos apresentadores de programa de rádio em italiano, dos três estados: RS, SC e PR, neste mesmo ano gravaram o 2º CD. Entre 1992 e 1994, fez programa italiano em quatro rádios: Rádio Matelândia c/ o programa Vita História e Canti; Rádio União de Céu Azul - La Vocie Di Figli Di Imigranti; Rádio Independência de Medianeira - Um Giro Pel La Itália; Rádio Jornal de São Miguel do Iguaçu - La Vocie Del Veneto. Atualmente faz programas somente na Rádio Matelândia e Independência, de Medianeira. Graças e este tipo de trabalho, os descendentes italianos podem dar continuidade à cultura, mantendo muitos costumes de seu povo, sem com isso deixar de acompanhar e fazer parte do progresso de cada local onde se fixaram. É a Câmara Municipal de Matelândia sendo responsável pelo que faz e prestando contas a você eleitor matelandiense.

Matéria da assessoria do presidente: Fabiano Bettinelli

VEJA FOTOS NA LENTE DO REPÓRTER CESAR BERGER QUE SE FEZ PRESENTE NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE TODOS OS
9 VEREADORES
Sr Bordin com os vereadores e companheiros da Sociedade Italiana
Sr Izidoro Bordin com o seu neto Dr Luiz Pizoni e o vereador e presidente da ACAMOP Ademir Graffunder 
Sr Izidoro e o amigo da Sociedade Italiana e ex presidente Rineu Menoncin (Teixeirinha)
Sr Izidoro com Pedro Diesel, Tartário, vereador Jebson Bozio e Kiko Andreolla 
Sr Izidoro com o seu neto Dr Luiz Pizoni e o seu genro Toninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário