sábado, 5 de maio de 2012

DIAMANTE DO OESTE - Beto Richa inaugura escola indígena no Oeste e anuncia novos investimentos


Beto ao lado dos indiginas, prefeita Ines e vice Amarildo

      
O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (3) uma escola para a comunidade Tekoha Itamarã, em Diamante d'Oeste, resultado de investimentos de R$ 1,8 milhão. A escola Araju Porá passa a atender 240 alunos com ensino pré-escolar e fundamental. Além do português, a escola também oferece educação para jovens e adultos no idioma guarani. A obra é uma parceria do Governo do Estado, prefeitura e Governo Federal, por meio da Usina de Itaipu.  “É mais uma ação pela qualidade do ensino e pela alfabetização de crianças e de adultos indígenas que, com a escola, passam a vislumbrar um futuro com mais oportunidades”, disse o governador. Richa destacou que a educação é prioridade do governo porque é a partir do incentivo à escolarização que as pessoas conseguem melhores condições de vida.  
   A prefeita de Diamante do Oeste, Inês Gomes, disse que a escola é uma reivindicação antiga da comunidade. “É um espaço de desenvolvimento intelectual e de oportunidade para os indígenas. A obra demonstra o respeito do Governo do Estado com a diversidade cultural do Paraná”, afirmou. 

O Diretor Geral da Itaipu Jorge Samek, disse da importância da parceiria com os irmãos indigenas, eles são parceiros da nossa região beira lago comentou Samek, ao lado da prefeita Ines, vice Amarildo e demais autoridades presentes, como o deputado federal Dilceu Sperafico, os deputados estaduais Duilio Genari e Elio Rusch.


No memento da inauguração  o cacique Izário Carmi Vaz disse que foi uma honra ter o governador na aldeia entregando uma escola. “Essa ajuda vai permitir um futuro melhor para as nossas crianças”, destacou.


Fotos Cesar Berger

Nenhum comentário:

Postar um comentário