segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EDGAR BUENO VAI PARA O 3º MANDATO EM CASCAVEL


Ele obteve 55,56% dos válidos, contra 44,44% do adversário

           O vice Mauricio Teodoro e o prefeito reeleito Edgar Bueno e suas esposas

Este é o terceiro mandato de Bueno(PDT) no Poder Executivo, mas agora com um novo vice, Mauricio Teodoro do PSDB

O candidato do PDTEdgar Bueno, foi reeleito prefeito de Cascavel, no oeste do Paraná, neste domingo (28). Ele venceu Professor Lemos (PT) no segundo turno da eleição municipal e deve continuar no cargo por mais quatro anos. Bueno já havia sido o primeiro colocado no primeiro turno do pleito. Veja a apuração completa
Eleições em Cascavel (Foto: Editoria de Arte/G1)

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas Bueno recebeu 55,56% dos votos, o que corresponde a 88.827 eleitores. Lemos, por sua vez, recebeu 71.035 votos, totalizando 44,44%. Agora reeleito, Edgar Bueno, avaliou a eleição municipal como uma das mais difíceis. Para ele, a vitória foi muito importante para a história de Cascavel. “Foi uma disputa difícil, muito disputada”, disse. Bueno também afirmou que, a partir próximo mandato, colocará os planos em prática e cumprirá com todas as promessas que fez durante a campanha. “Já vamos começar a execução e eu tenho certeza absoluta que vai dar para fazer uma grande administração”. Derrotado, Professor Lemos, destacou que o fato de a cidade de Cascavel ter segundo turno, fez com que o candidato adversário ficasse com medo de perder as eleições e, assim, foi buscar recursos para conquistar o Hospital Municipal e a Unidade Paraná Seguro (UPS), por exemplo, em pouco tempo. “Ele correu para fazer aquilo que não fez em dois mandatos. Então, isso já é uma vitória para o nosso povo”, avaliou. Lemos também lembrou que não concordou com o que considerou como mentiras contadas pelo adversário, mas que aceita o resultado sem “estresse”. “Continuarei lutando como deputado estadual que sou pela nossa cidade e pelo Paraná”, garantiu.
Perfil
Edgar Bueno nasceu em Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, no dia 12 de outubro de 1948. O prefeito reeleito de Cascavel tem ensino superior incompleto. Em 1992, iniciou a carreira política, quando concorreu ao cargo de prefeito de Cascavel, obtendo 18 mil votos e ficando em terceiro lugar na disputa. Em 2000, tentou uma nova disputa e venceu a eleição para a prefeitura da cidade, assumindo seu primeiro mandato. Em 2008, voltou a concorrer e a vencer a disputa para prefeito. Bueno também foi eleito por três vezes deputado estadual e assumiu o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Foz do Iguaçu.

Campanha
A disputa eleitoral foi um marco na história política dos cascavelenses. Pela primeira vez, os eleitores puderam escolher um candidato no segundo turno. Também é a primeira vez que um prefeito se reelege na cidade. Este é o terceiro mandato do prefeito eleito Edgar Bueno. No começo da campanha, os candidatos Edgar Bueno (PDT), Professor Lemos (PT) e Jorge Lange (PSD) lideravam as pesquisas, deixando Idalina Barreiros (PP), Lísias Tomé (PSDC), Chico Menin (PPS) e Rosana Nazzari (PCB) para trás. Contudo, Lange ficou de fora do segundo turno, ficando com 15,09 % dos votos válidos. Com apenas dois candidatos disputando ao cargo de prefeito de Cascavel, os ataques entre os dois aumentaram. Lemos foi alvo de críticas do candidato eleito dizendo que ele não morava em Cascavel e que, assim, não tinha competência para administrar uma cidade que não conhece. O candidato derrotado se defendeu lembrando que mora em Curitiba, pois é Deputado Estadual, mas que tem residência fixa em Cascavel.

Para a educação, o prefeito eleito afirmou que construirá cinco novos CMEIs, quatro Escolas Municipais, e disse que a grande meta é ampliar a educação em tempo integral.
Propostas
Durante a campanha, Edgar Bueno se comprometeu com a população de Cascavel a aperfeiçoar e ampliar a rede de atendimento à saúde da cidade, com a implantação do Hospital Municipal e a construção de outras duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Bueno também pretende reforçar a estrutura da Guarda Municipal, visando apoiar as demais forças de segurança do Estado e da União. Ele também promete fortalecer o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e garantir a permanência das Unidades Paraná Seguro (UPS).

Veja como foi a apuração
Votos apurados: 166.927
Votos Válidos: 159.862 (95,77%)
Edgar Bueno: 88.827 (55,56%)
Professor Lemos: 71.035 (44,44%)
Brancos: 2.932 (1,76%)
Nulos: 4.133 (2,48%)
Abstenções: 37.258 (18,25%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário