segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Agência do Trabalhador de Matelândia abre inscrição para três cursos do ProJovem





O ProJovem é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permite que os jovens se reintegrem ao processo educacional, receba qualificação profissional e tenha acesso às ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer. Em entrevista ao Assessor de Relações Públicas do Município de Matelândia, Evandro Alberto Oro, a Gerente da Agência do Trabalhador, Justina Malacarne, informa como funciona o programa, confira a entrevista:
Evandro: O que é o ProJovem?
Justina: É um programa com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho por meio de uma qualificação social e profissional nos municipios.
Evandro: Quantos cursos temos no município neste ano?
Justina: Neste início de ano temos três novos cursos para o município de Matelândia, em parceria com a SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
Evandro: Quais os cursos e quantas vagas estão disponíveis para cada um deles?
Justina: Os cursos que o município recebeu são: Construção e Reparos, com 15 vagas; Móveis e Madeira, com 15 vagas; e Gestão Pública, com 20 vagas.
Evandro: E as pessoas que tem interesse em aderir à estes cursos, possui algum custo?
Justina: Não. O curso é gratuito e o jovem que quiser participar receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 durante 6 meses, mediante a comprovação de 75% de frequência nas aulas.
Evandro: Quais são os documentos necessários para que os alunos interessados consigam ingressar nos cursos?
Justina: É necessário que tenha fotocópia de CPF, RG, PIS, Título de Eleitor, endereço completo, comprovante escolar e se o aluno for do sexo masculino, o comprovante de quitação das obrigações militares.
Evandro: Quem são as pessoas que podem participar destes cursos?
Justina: Jovens de 18 a 29 anos, tem direito a ganhar transporte caso não resida na sede do município, camiseta, material escolar e certificado emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Evandro: Qual é a duração de cada curso?
Justina: Todos os cursos tem duração de 6 meses, ou carga horária de 380 horas.
Justina: A Agência do Trabalhador de Matelândia convida a todos os jovens que estejam desempregados, para que compareçam na Agência, no endereço Avenida Duque de Caxias, 739, próximo à Prefeitura Municipal, para fazer a sua inscrição.
Justina: Existem ainda alguns critérios para que as pessoas possam participar dos cursos: estar cursando ou ter concluído o nível fundamental ou médio, não estar cursando e nem ter concluído o nível superior, ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e estar em situação de desemprego.
A Agência do Trabalhador de Matelândia ainda disponibiliza o telefone (45) 3262-3093 para esclarecimentos. 
* Além de gratuitos, alunos que ingressarem ganham bolsa-auxílio de R$ 100 por mês e materiais necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário