terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cerca de cem mulheres compareceram à primeira aula do Projeto MEXA-SE. Todas as mulheres do município, a partir dos 14 anos de idade, estão convidadas a participar.

Mesmo a chuva não atrapalhou a força de vontade das mulheres que aderiram ao projeto MEXA-SE, que teve início na noite desta segunda-feira (25). Cerca de cem mulheres compareceram ao Centro de Evangelização da Igreja Matriz, local onde as aulas são ministradas. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Município de Matelândia e será realizado todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h00 às 20h00, para mulheres à partir de 14 anos, com aulas de Ginástica aeróbica e localizada. Todas as aulas são gratuitas e abertas à população feminina, sendo necessário apenas que cada participante leve sua própria garrafa de água para se hidratar. A idealizadora do projeto, Michelle Schwaab, comentou sobre a importância do projeto para o público feminino. "É um projeto inovador que visa uma melhor qualidade de vida para as mulheres de nosso município, queremos que a atividade física se torne um hábito entre as participantes", destacou Michelle. "Foi um desafio que assumimos, que a Administração Municipal e a Secretaria de Esportes deram total apoio e o público prontamente adotou a idéia e compareceu, tornando-o um sucesso", finalizou.
No pavilhão da Matriz
O Secretário de Esportes e Lazer de Matelândia, Marcos Sordi, falou sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde e o bem estar da população. "A quantidade de mulheres que compareceram ao evento, mesmo com chuva, demonstra a consciência das pessoas em geral e sua preocupação em cuidar do corpo e da saúde, praticando atividades físicas", comentou.
Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.
Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:
  • As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
  • Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
  • O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
  • A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.
  • A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.
Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade. Mas atenção! Sair da inatividade requer que se faça um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico. Do Portal Terra (Fitness) Por Valéria Alvin Igayara de Souza.


Na segunda feira
                                                            Na terça feira na cancha de areia
                                                               Muitas participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário