sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fórum Energia e Sustentabilidade na AMOP

A AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados) realiza nesta sexta-feira (5) o primeiro fórum regional em Cascavel, Paraná. Em parceria com a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e com o consórcio ProCaxias, o evento debaterá estratégias de desenvolvimento social e econômico para os municípios geradores de energia ou alagados pelas barragens.

A série de palestras trata desde projetos e propostas de lei que podem prejudicar ou melhorar a realidade dos municípios até a necessidade da revisão dos Planos Básicos Ambientais que pode render recursos para as prefeituras.
Outro tema abordado por especialista será a diversificação das fontes de renda a partir dos lagos das usinas. A produção de pescados em tanques-rede e o fomento do turismo podem revolucionar as finanças municipais.

Pensar e efetivar medidas para favorecer os municípios sedes e usinas e alagados são os objetivos maiores da AMUSUH. Este fórum em Cascavel é mais uma importante peça para a engrenagem do desenvolvimento municipalista.

Local do Evento: Sede da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná)
Rua Pernambuco Número 1936, Centro, Cascavel (PR).
Localização: https://goo.gl/maps/GRg5pBBsZ3o

Programação:

9h30 – Abertura Oficial
Palestras com o prefeito de Capitão Leônidas Marques (PR), Claudiomiro Quadri, membro da Diretoria executiva da AMUSUH e com o prefeito de Matelândia (PR), Rineu Menoncin, presidente da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

9h45 – Importância da revisão dos Planos Básicos Ambientais
Palestrante: Ivan França e Souza – consultor ambiental e biólogo (GO)

10h15 – Leis e projetos em análise no Congresso Nacional
Palestrante: Terezinha Sperandio - secretária-executiva da AMUSUH

10h50 – Perdas de receitas dos municípios sedes de usinas e alagados
Palestrantes: Flávio Henrique Lima, vice-prefeito de Paulo Afonso (BA) e Artur Mattos, economista, professor universitário e auditor-fiscal em Salvador (BA).

12h – Experiências exitosas na produção de peixes nos lagos das usinas
Palestrante: Carla Canzi – chefe da divisão de Reservatórios da Itaipu Binacional

15h – Desafios dos municípios que compõem o Consórcio ProCaxias e a Usina de Baixo Iguaçu
Palestrantes: Leonir Antunes dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida (PR), Claudiomiro Quadri, Terezinha Sperandio e Ivan França e Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário