sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Reabertura da Estrada do Colono é discutida em audiências públicas



 Encontros estão marcados para esta quinta (15) e sexta-feira (16), em Capanema e Medianeira; caminho que corta o Parque Nacional do Iguaçu foi fechado em 2001 por determinação judicial.
A reabertura da Estrada do Colono será discutida em duas audiências públicas marcadas para esta quinta (15) e sexta-feira (16) em Capanema, no sudoeste, e Medianeira, no oeste do Paraná, respectivamente.
O caminho de cerca de 17 km que corta o Parque Nacional do Iguaçu foi fechado por determinação da Justiça Federal em 2001.
As reuniões abertas à população e convocadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) serão realizadas a partir das 19 h no Parque de Exposições Armandio Guerra, em Capanema, e no Auditório da Prefeitura de Medianeira.
As audiências fazem parte dos trâmites para a aprovação do Projeto de Lei 984/2019, do deputado federal Nelsi Vermelho (PSD-PR), de Salto do Lontra, também no sudoeste, que cria a categoria de unidade de conservação estrada-parque e institui Estrada-Parque Caminho do Colono.
A estrada foi aberta inicialmente em 1954, 15 anos depois da criação do Parque Nacional do Iguaçu, ligando as cidades de Capanema e Serranópolis do Iguaçu.
Fechada pela primeira vez em 1986 por decisão judicial que apontou danos ambientais à reserva, o caminho foi reaberto em 1989, quando moradores da região passaram a cobrar uma espécie de pedágio para quem optasse por usar a estrada.
Em 2001, por determinação da juíza federal Marga Inger Barth Tessler, o Exército, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltaram a fechar a estrada.
Contrários à reabertura, como o Observatório de Justiça e Conservação, defendem que a proposta coloca em risco a preservação da unidade e a segurança da região por facilitar a entrada de caçadores ilegais e por voltar a se tornar uma rota de traficantes de drogas e de mercadorias contrabandeadas.
Já políticos que defendem a reabertura do caminho apostam no incremento à economia dos municípios com a exploração do turismo na região.
Uma proposta semelhante foi apresentada em 2013 por meio do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2013 de autoria do ex-deputado federal Assis do Couto (PDT-PR), que atualmente tramita no Senado Federal.
A iniciativa também prevê que seja aberta uma estrada-parque, com controle de trânsito e ações de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário