Reunidos nesta terça (28), em Foz do Iguaçu, representantes da Amop e da Itaipu Binacional discutiram ações em conjunto para fortalecer as estruturas municipais de saúde dos 54 municípios da região Oeste, especialmente durante do atual período de pandemia do novo coronavírus.
O prefeito de Matelândia e presidente da Amop, Rineu Menoncin, o Texeirinha, repassou ao general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, ofício em nome dos colegas prefeitos pedindo recursos financeiros às prefeituras associadas, que serão utilizados na aquisição de EPIs e outros materiais, no sentido de fortalecer o combate ao novo coronavírus. A associação está alinhada nesta ação à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
A Binacional já exerce importante papel junto aos municípios lindeiros, que, em sua maior parte, pertencem à 9ª Regional de Saúde, com sede em Foz do Iguaçu. A cidade sedia o Hospital Costa Cavalcanti, referência em tratamento da covid-19 e mantido exclusivamente com recursos da usina. E é do laboratório do hospital que estão sendo produzidos exames de detecção da covid-19, a custo inferior aos praticados pelo mercado.
“Hoje, apesar de encontrar-se em situação melhor do que a de outras regiões do País, o Oeste precisa de ajuda, especialmente as prefeituras de menor porte. É um trabalho integrado, que precisa da união de todos, sejam pequenos, médios ou grandes municípios. Diante deste quadro, e do risco da eventual transmissão da doença por localidades que não estão preparadas para o aporte de doentes, é que estamos buscando soluções e novamente nos socorrendo à Itaipu, que sempre tem se mostrado a grande mãe dos municípios da região Oeste, nunca recusando a estender a mão nos momentos mais delicados, como agora”, observou Texeirinha. “Itaipu tem sempre nos atendido em nossas demandas. Essa atenção pontual em relação ao pedido de testes PCR de covid-19 é feito no âmbito de uma consolidada parceria”, reforçou. Segundo o presidente da Amop, “tanto o número de casos como também a capacidade de lidar com a pandemia difere de município para município”. “A nossa intenção é obter ajuda principalmente para os que têm menos infraestrutura e a prioridade são os exames e os EPIs”.
Já o general Silva e Luna garantiu que o pedido será analisado com a devida atenção, assegurando, novamente, a parceria de longa data com a Amop no processo de fortalecimento do desenvolvimento integrado regional. “Esse é um dos nossos compromissos, buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas do entorno do reservatório, pois, muito mais do que gerar energia, o elemento humano é nosso maior ativo”.
Para Silva e Luna, esse apoio à Amop gera em todo o Oeste do Paraná uma sensação de segurança importante num momento tão difícil para todos. “É tempo de solidariedade e união, palavras que nunca estiveram tão em evidência no cotidiano de todos nós”. O general destacou que o tema da saúde pública é hoje, mais do que nunca, também uma demanda da Itaipu. “Toda a força de trabalho da parte brasileira da usina está em Foz do Iguaçu e se a Amop se preocupa com a região Oeste, está se preocupando conosco também. A diretriz da Amop tem impacto direto em nós”, afirmou Silva e Luna. O presidente da Amop agradeceu a receptividade da Itaipu. “Em nome dos 54 municípios do Oeste do Paraná, manifesto a gratidão pelo carinho e a atenção com que a Itaipu sempre nos recebe, especialmente agora, neste momento tão delicado, em que tantos precisam de ajuda”, disse Teixeirinha.
Amop e a força econômica da região
Formada por 54 municípios, a região Oeste do Paraná tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, a maior parte (1,1 milhão) vivendo em áreas urbanas. Economicamente, é uma das áreas mais promissoras do Brasil, tendo o agronegócio como principal atividade. As maiores cadeias produtivas estão baseadas na produção de proteína animal, agroalimentar de base vegetal, turismo e material de transporte.
A Amop é o foro político representativo desses municípios. Sediada em Cascavel, é reconhecida como a maior e uma das mais organizadas entidades municipalistas do Paraná. Desenvolve iniciativas permanentes em defesa do municipalismo e dos interesses dos municípios associados, interage com as administrações e oferece suporte em áreas técnicas estratégicas para o bom andamento das atividades públicas.
É parceira de diversas entidades da sociedade organizada na execução e acompanhamento de programas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. A Itaipu Binacional é uma das principais parceiras da Amop.
Fonte/ Fotos: AMOP
Nenhum comentário:
Postar um comentário