Baseado nas orientações e diretrizes do MEC – Ministério da Educação, CNE - Conselho Nacional de Educação e SEED - Secretaria de Estado da Educação, devido a Pandemia do COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Matelândia e o Conselho Municipal de Educação, define ações para a reorganização do Calendário Escolar e aplicação de atividades remotas com aulas não presenciais.
Desde a paralisação no dia 20/03/2020, a Secretaria de Educação vem acompanhando junto com as demais Secretarias Municipais, alternativas para a retomada das aulas de maneira que não coloquem os servidores e alunos em condição de risco.
A fim de manter o vínculo do aluno com a aprendizagem e para que não perca o contato com o educador e a escola, seguindo as orientações a nível federal, estadual e regional estamos preparando atividades/orientações na Modalidade Remota.
O Município tem se preocupado em ofertar os serviços dentro das normativas de prevenção desta doença.
RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES NA MODALIDADE REMOTA - NÃO PRESENCIAL
Devido a situação de pandemia pelo COVID-19, fez-se necessária a suspensão temporária das aulas na Rede Municipal de Ensino.
Diante desta nova realidade que vivenciamos, houve a necessidade de alterações no calendário escolar. Entretanto, neste momento, o isolamento social se faz necessário a fim de evitar agravos para os alunos e servidores da Educação.
Com o objetivo de garantir aos estudantes o direito e fortalecer o vínculo no processo de aprendizagem durante o período de suspensão das aulas, são necessárias medidas de interação entre professores, estudantes, familiares e responsáveis.
LEGALIDADE
Em Matelândia as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 20 de março; para dar continuidade aos estudos, a flexibilização dos 200 dias letivos foi autorizada pela Medida Provisória 934, Conselho Nacional de Educação – CNE e Conselho Estadual de Educação do Paraná, os quais autorizaram a realização de aulas não presenciais como alternativa para as escolas, que podem realizá-las de forma remota mantendo o distanciamento social.
METODOLOGIA A SER APLICADA EM MATELÂNDIA:
As atividades remotas serão ofertadas através de materiais didáticos impressos, com o auxílio de recursos tecnológicos sob a orientação dos professores.
Estas atividades remotas para alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos, serão entregues nas Escolas aos pais ou responsáveis, sendo a primeira entrega nos dias 11 e 12 de maio de 2020, com cronograma de dias e horários para a retirada.
RETIRA O MATERIAL E ESTUDA COM SEGURANÇA EM SUA CASA
Para maior segurança dos alunos, o material didático impresso ofertado deverá ser retirado conforme agendamento nas Escolas e CMEI’s a cada 15 dias e entregue aos alunos para a realização das tarefas em suas casas.
A PRINCIPAL FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E RESPONSÁVEL PELO ALUNO SERÁ O WHATSAPP
Para a comunicação dos Professores com as famílias, serão criados grupos de WhatsApp por turma em que o aluno está matriculado. As escolas entrarão em contato com os pais ou responsáveis pelos alunos informando a data em que deverão comparecer na escola para fazer a retirada do material de estudo para evitar a aglomerações.
AJUSTES PODEM SER FEITOS – RECESSO JÁ FOI CUMPRIDO
Neste percurso o plano das atividades será avaliado, podendo passar por ajustes para garantir o direito à educação de modo a reduzir os impactos sobre a continuidade dos estudos e do processo ensino-aprendizagem. A Secretaria de Educação e Cultura informa ainda que o tradicional recesso de julho foi antecipado, tendo sido cumprido entre os dias 20 de março e 03 de abril de 2020.
CMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil
Para os pais/responsáveis de alunos de zero a 3 anos dos CMEIs, as orientações serão disponibilizadas através de grupos de WhatsApp por turma onde a criança está matriculada, a partir do dia 11/05/2020.
FINALIDADE
Com o objetivo de evitar agravos e garantir o vínculo e o direito no processo de ensino-aprendizagem, sabendo que nada substitui a relação presencial entre aluno e professor, mas que no momento se faz necessário o isolamento social, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem a responsabilidade de apresentar uma proposta que tente minimizar os riscos tanto para a vida dos servidores e alunos, quanto para a aprendizagem.
No momento de tantas dúvidas e incertezas a Secretaria Municipal de Educação de Matelândia, tem buscado incansavelmente manter a valorização dos Profissionais da Educação e dos Munícipes, mantendo o equilíbrio para que todos possamos sair fortalecidos após esta pandemia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Matelândia
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Matelândia
Foto: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário