terça-feira, 28 de julho de 2009

MATELÂNDIA REALIZOU VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Com a participação popular através de representantes de bairros, área rural e urbana, Matelândia realizou a VIII Conferencia Municipal de Assistência Social, onde definiu-se a gestão para os próximos dois anos. Foram empossados os Membros Governamentais e Membros Não Governamentais, aprovado o Regimento Interno, além de definir programas e projetos para o Biênio 2.009 a 2.011.
A partir da Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, novos conceitos e novos modelos de Assistência Social passaram a vigorar no País, sendo colocada como “Direito à Cidadania”, como vistas a garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social e a participação da população de Matelândia nas ações definidas são importantes.
Na prática, a Assistência Social, traduz-se em garantir, por meio de benefícios, serviços, programas e projetos de inclusão para as famílias que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social.
A Política Nacional de Assistência Social, define diretrizes, princípios, estratégias e formas de gestão da assistência social, constitui um instrumento de gestão, que transforma em ações diretas os pressupostos legais, estabelece as competências e os fluxos entre as três esferas do governo.

Destaques e atendimentos
Rozane de Fátima Primon, Primeira Dama do Município e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação destacou o crescimento do atendimento às pessoas através de sua Secretaria, “pelo CRAS são cerca de 600 atendimentos mês, auxílio em cestas básicas o valor chega a R$ 234 mil, 84 pessoas tiveram assistência jurídica neste ano, pelo BPC que atende idosos e deficientes foram atendidos 83 pessoas, 251 crianças estão cadastradas no Programa Leite das Crianças e só no mês de junho foram distribuídos 7.718 litros, através do Bolsa Família e PETI as famílias tem benefícios de R$ 716 mil/ano, além de outros benefícios”, destacou Dona Rozane.
Ione Belo, Técnica da Política de Assistência Social na Secretaria de Estado, Emprego e Promoção Social que palestrou na Conferencia elogiou as ações desenvolvidas pelo município de Matelândia, “Matelândia está bem, os programas são bem executados, o atendimento a população usuária, a estrutura de profissionais é boa, planejamento de ações e orçamento é muito bom, nós notamos que 90% da população é muito bem atendida”, destacou.


Prefeito Primon empossou novos membros
O Prefeito Edson Antonio Primon empossou os novos conselheiros Governamentais e Não Governamentais, deles, foram escolhidos seis delegados para representar Matelândia na Conferencia regional que acontecerá em Cascavel nos dias 27 e 28 de agosto, Delegados Governamentais: Justina Malacarne, Mirian Pietrobon e Suzi Ana Nardi; Delegados Não Governamentais: Lairce Rippel, Lenir Machado Senna e Marta Souza Brito.

Membros Governamentais: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação,Silvana Parisotto e Justina Malacarne.
Secretaria de Educação e Cultura, Eliane Macedo Alves e Mirian Pietrobon.
Secretaria de Saúde, Inês Iora Stock e Marivete Cataneo.
Secretaria de Esportes e Lazer, Gilson da Silva Reis e Eduardo Minatti.
Secretaria de Fazenda e Finanças, Marineusa Poggere e Andréia Regina de Souza Reginatto.
Secretaria de Administração, Suzi Ana Nardi e Aparecida Elizabete Silva Meurer.

Membros Não Governamentais
Trabalhadores do Setor, Lairce Rippel e Isabel Cristina Barbosa, Paula Roberta Oliveira Branco Gazolla, e Francielly Meurer da Luz.
Entidades de Assistência Social, Representando APAE, Sireli Bacin e Elenize Proner.
Representando Centro Educacional Pe. João Piamarta, Pe. Jodeam Sousa de Oliveira e
Marta Souza Brito
REPRESENTANDO USUÁRIOS DA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
Cleuza Ferreira dos Santos, Iracema Fernandes de Souza, Lenir Machado Senna e Thais Vanessa Araújo dos Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário