quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MATELÂNDIA DESTAQUE ESTADUAL NA SAÚDE

 MATELÂNDIA SE TORNA REFERÊNCIA EM SAÚDE SENDO DESTAQUE ENTRE OS 399 MUNICÍPIOS DO ESTADO
Nesta sexta-feira (01) representantes das Unidades Básicas de Saúde juntamente com a Secretária de Saúde Claudiana François e o Prefeito Rineu Menoncin estiveram na cidade de Foz do Iguaçu, onde receberam em nome de todos os demais integrantes da equipe de Matelândia 05 Selos Prata através do Governo do Estado.
O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. 
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado para fortalecer a atenção primária. “É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios”, destacou.

Implantado em 2014, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia mais de 500 unidades de saúde. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A idéia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. “A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”.
A tutoria é a segunda etapa da vertente de educação permanente do programa ApSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde.
Os selos de qualidade do APSUS foram divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde. Cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente.
Matelândia no ano passado inscreveu 05 unidades que passaram por toda a avaliação e conquistaram em sua totalidade o Selo Bronze. Já neste ano, o fato se repete porém com maior grau de exigência, 05 unidades inscritas e novamente 05 selos, agora na categoria Prata. Fato inédito no estado, o que torna Matelândia uma referência para os demais 399 municípios.
Para o Prefeito de Matelândia e também Presidente da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) Rineu Menoncin “ esta é uma conquista de suma importância não apenas para a gestão, mas principalmente para a população que ganha ao ser melhor atendida, ao ter melhores condições nas unidades de saúde, ao ter suas vidas sendo levadas a sério e tratadas com responsabilidade. Somos imensamente orgulhosos e gratos a todos os nossos profissionais da Saúde que hoje comprovam que trabalho sério e comprometido gera sim bons resultados e também a toda 9º Regional de Saúde e ao Governo do Estado por esta oportunidade e parceria com os municípios”.
A solenidade contou com a presença além do secretário estadual da Saúde Michele Caputo Neto, do superintendente de Atenção à Saúde Juliano Gevaerd, do Presidente da AMOP e Prefeito de Matelândia Rineu Menoncin, do Prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, do Prefeito de Itaipulândia Edinei Gasparini, do Prefeito de Missal Hilário Jacó Willers, da Vice-Prefeita de Santa Terezinha Professora Neide Mariot Corrente, Secretários Municipais de Saúde e Servidores das Unidades Básicas de Saúde.
E para fechar com chave de ouro, foi sorteado o montante de 115 mil reais para aquisição de equipamentos para a saúde, e ao ser escolhido para tirar o “papel” o Prefeito de Matelândia teve a feliz notícia de ter pego o seu próprio município. Felicidade em dobro, ou podemos dizer, elevado a 6º potência neste caso.
Assessoria: Susi Ana Nardi

Fotos: Cesar Berger



Nenhum comentário:

Postar um comentário