terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MATELÂNDIA É CONTEMPLADA COM 20 CASAS


Itaipu Binacional e governo do Estado vão construir 320 casas na região Oeste e Matelândia será contemplada com 20 unidades

O Prefeito Rineu Menoncin e a 1ª Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Lucia Weber Menoncin estiveram em Curitiba na tarde desta segunda-feira (4) aonde assinaram um convênio para a construção de 20 casas na sede do município em parceria com a Itaipu Binacional e a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds). A parceria faz parte do acordo de cooperação técnica firmado no início de novembro entre a binacional e o governo do Estado. O convênio prevê um reforço no trabalho socioassistencial já desenvolvido na região, tanto pela Itaipu quando pela secretaria.
Além de financiar o projeto das 320 casas em 16 municípios com R$ 10 milhões, a Itaipu é responsável pela delimitação da área de construção, elaboração dos trabalhos técnicos e fiscalização do uso dos recursos, como explica o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leona Vianna. “As casas são uma ferramenta de desenvolvimento social para a população carente desses municípios”, ressaltou.
A escolha das 320 famílias foi feita por meio do cruzamento de dados cadastrados pela binacional e pela Seds. O critério tem como base o tamanho da população, o índice de vulnerabilidade e o déficit de habitação da Cohapar. “No grupo de beneficiados também estão contempladas as populações tradicionais, como quilombolas e indígenas”, explicou a gerente do Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu, Silvana Vitorassi.
Cada um dos 16 municípios receberá 20 casas. “Se todo final de ano fosse assim seria muito bom.

"Temos muitas famílias esperando para realizar este sonho que é muito mais do que um desejo de uma vida melhor, é a conquista da dignidade para eles. E estas 20 unidades com certeza serão de grande valia para Matelândia". Destacou a Secretária Maria Lucia.
“Essa é a primeira vez que a Itaipu faz a construção de casas, com um projeto mais ligado à família e ao desenvolvimento social”, destacou a secretária da Seds, Fernanda Richa. Segundo ela, a habitação é a maior demanda que chega até a secretaria.
Para o superintendente de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, Newton Luiz Kaminski, a previsão é de que a construção das habitações comece em fevereiro. “A ideia é que as famílias já estejam morando em suas novas casas até o final de 2018”, afirmou.

Estiveram presentes no ato da assinatura representantes dos 16 municípios lindeiros: Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Boa Vista da Aparecida, Toledo, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Matelândia, Terra Roxa, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Quedas do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário